segunda-feira, 22 de março de 2010

As Mais Belas


Assim como o Madonna chamou a atenção do mundo para Antônio Bandeiras, Marilyn Monroe também teve sua "afilhada" no showbizz.

Ella Fitzgerald já tinha provado seu talento há muito tempo, mas isso ainda não era o bastante para lhe abrir as portas do Mocambo, clube mais chique e in da época.

Marilyn Monroe já conhecia Ella Fitzgerald de outros clubes mais simples e menos adequados para uma moça americana tão branquinha na década de 50. Apesar da relutância da gerência do Mocambo em apresentar uma negra em um lugar onde só brancos eram admitidos, Marilyn garantiu que, caso Ella se apresentasse lá, ela compareceria a todos os shows, na primeira mesa.

Ella declarou anos mais tarde:"O dono disse "sim", e Marilyn estava lá, toda noite. A imprensa invadiu o lugar. Depois disso nunca mais precisei tocar em clubes pequenos de novo. Marilyn era uma mulher incomum - à frente de seu tempo, mas ela não sabia disso".

Marilyn me faz lembrar outra dama do jazz, Billie Holiday. A dependência química de barbitúricos e bebida acabou, se não com a vida das duas, com muito de seu autocontrole. Todas as três foram órfãs, tiveram uma infância pavorosa e construíram a carreira do nada. Talvez a feiura de Ella a tenha poupado de muitos revezes aos quais Billie e Marilyn não escaparam.

O engraçado é que, ouvindo essa mulher, mesmo vendo suas fotos com as perucas e vestidos mais pavorosos do século XX, não consigo achá-la feia.

Escuta só estes dois feiosos: Ella e ele - Louis Armstrong.

Stars fell on Alabama.



beijinhos.

3 comentários:

  1. Uma lágrima e um beijo pelo seu lindo post!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. É estranho como, ao ler sobre a história dessas três belas mulheres (cada uma ao seu modo), sentimos uma saudade inexplicada não sei de quê...

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito legal esse post. Eu vi um documentário sobre há um tempo atrás...
    Beijocas

    ResponderExcluir