domingo, 7 de março de 2010

Mulheres bem comportadas raramente fazem História.


Não consigo imaginar alguém que inspire comportamentos exemplares mais que Jesus Cristo. E justamente ele foi o que mais defendeu mulheres mal-comportadas. Na verdade, Jesus defendeu muitos homens que deram bobeira também, mas uma coisa diferencia a tolerância de Jesus com as mulheres. Ele sempre tinha que nos defender de um mané que achava que era melhor do que a gente.

Maria Madalena estava prontinha para levar pedrada literalmente quando Jesus interviu, como a Bíblia conta. Existe uma outra versão mais informal e menos tolerante:

E disse Jesus: "Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra". Inclinou-se e escreveu na terra, enquanto a galera botava a mão na consciência. Só que uma velhinha não fez por menos e deu uma pedrada bonita bem no quengo da Madalena. Jesus soltou um berro:
- Ô MÃE!!!

Bom, como Maria Madalena parecia estar bem das ideias no resto do Evangelho, essa versão não deve ter fundamento mesmo, mas isso não é importante. Existem outras Marias, também sem juízo, para quem eu quero chamar atenção.

Martha, da Betânia, tinha uma irmã chamada Maria (igual o Caetano, que também é irmão da Maria Betânia, mas não é essa a da história), e tinha outro irmão chamado Lázaro. Jesus caiu nas graças das duas irmãs desde que ressuscitou este irmão e sempre foi muito bem recebido na casa das duas. Só que Martha corria para a cozinha e ajeitava a casa toda enquanto Maria sentava aos pés de Jesus para ouvir o que um cara que tinha poder para trazer gente de volta da morte poderia ensinar. Um belo dia Martha pediu a Jesus algo muito justo:

Gustave Doré e mais uma obra estonteante.

(Na tradução informal): Mestre, manda essa daí tomar vergonha e vir me ajudar na cozinha, senão a janta não sai hoje!
Jesus explicou que janta se faz todo dia, o pó se tira todo o dia, mas não era todo dia que se escuta lições de Cristianismo ministradas por Jesus Cristo em pessoa. Se ela quisesse, podia pedir um galeto na esquina, mas Maria, a mal-comportada, optou por ganhar algo que, nunca mais, ninguém iria poder tirar dela.

Ainda tinha mais. Sentar aos pés de alguém era uma atitude de discípulo. Se algum homem perdesse a paciência e chutasse Maria dali, estaria apoiado pela Lei e pela cultura do local e da época. Martha pode ter sido muito sutil ao tentar livrar Maria de um chute, mas Jesus já tinha salvado mulheres de coisa muito pior e aceitou ensinar Maria - como fazia com os homens.


Houve também o fato de outra maluca, de Canaã, que pediu a Jesus que curasse sua filha. Ela estava berrando há um tempão e Jesus não dava muita bola para ela. Eu nunca entendi muito bem essa passagem. Por que ignorar uma mulher choraminguenta quando tanta gente chata já tinha ganhado seu favor? O negócio é que Judeu não podia ficar batendo papo com estrangeiro, muito menos Cananeu. Canaã era o nome dado à terra que hoje é conhecida como PALESTINA. Sentiu o drama?

Jesus não teve pena nenhuma. Segundo Mateus 15, ele mandou essa:

"Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel."
A chata insistiu. Era a filha que estava doente em casa. Era só Jesus mandar, dali mesmo, um milagre para a garota. Não tinha erro. Mas Jesus era Judeu de carteirinha e não iria fazer uma desfeita dessas no meio do seu povo. Aí veio um babado forte:

"Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos."

Com a filha doente, um povo inteiro olhando feio para ela e o homem que ela acreditava ter poder para curar sua filha chamando ela de "cachorra", a mulher respirou fundo e mandou essa:

"Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos."

Ninguém sabe o nome desta mulher. Talvez nem Jesus tenha perguntado. Mas o que ela fez foi chamar Jesus a olhar além de Israel, além do povo para o qual foi mandado e daí para frente ele olhou para o mundo inteiro. O mundo inteirinho - e foi para onde ele mandou seus apóstolos.

"Grande é a tua fé." E a filha dela ficou boa.

Ainda temos o caso famoso de Jesus perguntar quem o tocou enquanto uma multidão empurrava e espremia o pobre homem pedindo, perguntando e testando seus conhecimentos. Lá do meio da bagunça uma mulher confessou ter tocado a bainha de sua veste.



Mas que maluca! Jerusalém, Século I, Jesus tá correndo para ver se salva a filha de Jairo depois de exorcizar um sujeito sinistro que se chamava Legião (brrrr...), ela atrasa tudo, toca na veste de um homem que não é seu marido! Só que Jesus sabia a diferença entre um empurrão e um toque.

"A tua fé te salvou".

Apesar do nome de Maria estar oculto, Maria da Betânia teria aprontado uma outra malcriação mais tarde. Os evangelistas não dizem o nome desta mulher, com exceção de João - evangelista gente fina - mas é fato que, pela última vez que passou em Betânia, já anunciando sua morte, Jesus foi surpreendido por um bálsamo derramado sobre seus cabelos e seus pés. Maria (ou a tal mulher sem nome) quebrou o vaso para derramar o óleo perfumado todo sobre Jesus.


Primeiro: era uma sala cheia de homens, e mulher, mesmo esposa de um deles - que não era o caso - não poderia entrar nem pedindo licença. Os homens já podiam berrar por causa disso. Mas não passou despercebido o fato do perfume ser de qualidade superior, certamente muito caro, e este foi mais um motivo para dar uma bronca nessa mulher sem juízo. Foi justamente Judas Iscariotes (segundo João, o evangelista) que berrou que um perfume daqueles valia trezentos dias de um salário de trabalhador (denário) e que tinha gente no mundo passando fome enquanto aquele desperdício acontecia.


Mais uma vez Jesus precisou dar uma lição sobre aproveitar o momento. Pobres vão existir para sempre e eles sempre vão precisar de ajuda, mas ele não estava falando justamente que sua hora estava chegando? Além de ser uma preparação para sua morte, o bálsamo era um agrado para um homem aflito, que apesar da coragem, sabia que a morte difícil e dolorosa estava chegando.

Jesus disse ainda mais uma coisa: "Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua. " Mateus 26:13

Mais ou menos, porque dos evangelistas que ali estavam, só João mencionou o nome da mulher que inundou de perfume uma sala de homens de cenhos franzidos.



Mas uma coisa, todo mundo pode ter certeza: isso é coisa de mulher.

Feliz 8 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário