sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Todo Pudor Será Criticado

... porque ator só fica nu porque quer.

Foi através de uma revista especializada em Cinema que eu fiquei sabendo que Pedro Cardoso havia feito um manifesto contra a nudez no cinema. "Até quando, nós, atores, atenderemos ao voyeurismo e a disfunção sexual de diretores e roteiristas, que nos impingem essas cenas macabras?".

...

Pôxa. Eu sempre achei o Pedro Cardoso um cara inteligentíssimo e sagaz. Ver a peça "O Auto Falante" me encheu de admiração pelo cara.



Mas não é assim que a banda toca! O fato de ele ser bom ator não quer dizer que ele seja bom falador. Já conheci excelentes escritores que só falavam besteira. De algum jeito místico e misterioso o cara só tinha ideia boa ao escrever. Falando e vivendo, o cara era uma besta! E ainda é! Eu conheço mais de um.

Acontece que não foi o manifesto que me chamou mais atenção. Foi a reação contrária. Tirando a declaração de Ivan Cardoso (diretor de filmes repletos de nudez e tio do ator) que ele teria envergonhado a família - o que me pareceu um tipo de puritanismo às avessas - as outras reações que colecionei me intrigaram bastante.

"Ele está reclamando de quê? Da Luana Piovanni ficando pelada na frente dele? Me chama que eu fico de dublê dele! Esse cara é viado, né?".

"Isso é coisa do passado. É um manifesto em relação a algo que se conta nos dedos hoje em dia."

"Que imbecilidade! Se colocar como vítima?! O ator LÊ o roteiro!!"

Vamos ser comedidos...

O negócio é que eu sempre fui fã de filmes de terror sem sangue como "A Troca" (The Changeling, 1980), comédias sem pastelão (Ah, tem um monte! Um estranho casal, Obrigado por Fumar, um monte!) e de erotismo sem nudez (Aí entra meu gosto doido - eu acho Sweeney Todd sexy pra dedéu!).

No que diz respeito ao terror, é Hitchcock quem me fez ficar intolerante com cabeças rolado. Um sujeito que, numa mesa de jantar, diz que o melhor jeito de matar alguém é com uma tesoura. Aí sua imaginação vai lá longe e, ao invés de ficar com medo de caras armados, você mantém distância das costureiras. Acho isso demais!

Quando se trata de humor, foi Chico Anísio o primeiro que me estragou. Ele disse que preferia o sorriso à gargalhada. Era assim mesmo que eu me sentia quando via um quadro dele. Eu mais sorria do que ria. Claro que gargalhada é bom. Mas quando Kevin Smith abriu mão de Jay e Silent Bob eu fiquei chocada. Ele disse que manteria mais distância das piadas baseadas em pirus e peidos. Os filmes de Kevin nunca foram sobre isso para mim, mas eu confesso que tem uma hora em que o pum pára de ser interessante e vira uma grosseria.

No que diz respeito à sexualidade, estamos falando de um troço mais delicado, né? Os bichinhos fazem isso em qualquer lugar. A gente (alguns, pelo menos) precisam de um pouco de privacidade. Só que existe sempre o perigo de ser puritano. Quando se trata de horror sem sangue, é suspense - é inteligente e chique. A comédia de sorrisos é humor inteligente - coisa fina. O erotismo sem nudez é bom gosto mas... você não está sendo puritano, não?

Quem manda na minha vida sou eu!

O manifesto de Pedro Cardoso, pelo que eu li, fala da nudez imposta pelos diretores aos atores. Só que quando o cara é adulto, ninguém impõe nada para ele. Ele faz se quiser! Ele leu o roteiro.

Ele estava avisado e aceitou. Tá. Eu teria parado aí, mas outras coisas me vieram à mente.

Lula chegou a declarar que não sabia como alguém aceitava pagar 10% de juros no cartão. Claro! Você lê o contrato. Só que não existe cartão de credito com juros mais baixos. Não existe cheque especial com juros mais baixos. O jeito é sair do mercado do crédito.

Eu saí! EU ESTOU VIVENDO SEM CARTÃO DE CRÉDITO E SEM CHEQUE ESPECIAL HÁ MAIS DE UM ANO!!! Olha, não está sendo o fim do mundo, não. Mas eu me sinto uma alien quando vou comprar alguma coisa. Sem falar que, na maioria das lojas, eu pago o preço imbutido dos juros no pagamento à vista. Compra pela internet nem pensar, né? Estou no tempo das cavernas. Mas escolhi não pagar os 10% do jeito que o presidente sugeriu.

A programação da televisão está uma droga! "Ué! Assiste quem quer."

Por que eu troquei a televisão por livros.

No começo não foi idéia minha, eu só não pude pagar a TV por assinatura. Com o tempo eu vi que meus três empregos só me deixam chegar em casa pra dormir. Então lá vai a alien de novo e é isso aí. Só assisto You tube e DVD. NÃO ASSISTO CANAL NENHUM HÁ UNS DOIS ANOS. Não é o fim do mundo, mas que eu fico sem assunto, fico. Sem falar que tenho que caçar as notícias ou fico boiando - como no caso do manifesto do Pedro Cardoso. Isso foi ano passado.

Talvez eu devesse ter aprendido a usar a TV e o cartão de crédito moderadamente ao invés de excluí-los da minha vida. Só que em certo momento eu descobri que quando um troço é abusivo - 10% de juros e programação nojenta - você tem que manter a guarda o tempo todo. Isso me cansou! Então, eu excluí da minha vida.

Manifesto do Pedro Cardoso


Manifesto do Pedro Cardoso. Nudez nem sempre serve como pornografia. Nem sempre ela tem o intuito único de causar uma excitação sexual. Mas quando eu assistia televisão o abuso estava lá. O cinema nacional tem sido um bom menino há muitos anos, mas o abuso é uma tradição, né? Canal Brasil está aí e não me deixa mentir. Claro que o ator e a atriz estão podendo fazer mais escolhas hoje em dia.

As premiações do Oscar têm sido verdadeiros colírios, não? Pelo menos para os rapazes.

SÓ QUE CHEGA! FALA SÉRIO! Tente ser atriz e ficar gorda, feia ou velha! Vamos ver quantos papéis você vai conseguir até ser uma Regina Casé, Glória Pires ou Denise Fraga e provar seu valor e ficar acima do que a Contigo pensa de você. Vamos tentar lembrar de uma protagonista de QUALQUER MÍDIA que não esteja com tudo em cima.

Qual foi a última vez que você viu uma atriz como essa em um papel relevante?

Então fique bonita. Para quê? Diga que não vai desabotoar a blusa! Isso serve para modelo e para atriz. Mulher bonita vende produtos. Mulher bonita nua vende mais. Se você vai me dar prejuízo, filha, sai da fila. Leu o roteiro, viu cena de nudez, não gostou - ou não gostou como o diretor está fazendo a cena - sai! Volta pra casa! A Glória Pires consegue ficar vestida, porque é que você - que não é ninguém - não vai conseguir? Bota no seu currículo que você é talentosa.

Não é impossível. Mas antes de dizer que um manifesto contra a nudez é imbecilidade, faz o favor de ficar um mês sem cartão de crédito e sem usar o cheque especial. Pára de ver novela um mês. Depois me diga se ninguém está te obrigando a nada. Me diga se você consegue ser desobediente.

Estes são os endereços de uma entrevista de Pedro Cardoso a Roberto Davila. Eu não vou discutir se o cara é inteligente ou não. Eu estou dizendo que gostei do que eu ouvi - mas não estou te obrigando a ver nada. Você clica se quiser.

http://www.youtube.com/watch?v=wzEDCE0_u50&feature=PlayList&p=BE1DB083ED207146&index=0&playnext=1

http://www.youtube.com/watch?v=1OEYjsIthw8&feature=PlayList&p=BE1DB083ED207146&playnext=1&playnext_from=PL&index=1

http://www.youtube.com/watch?v=Qf2Rxor7xMA&feature=PlayList&p=BE1DB083ED207146&playnext=1&playnext_from=PL&index=2


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mês do Cachorro Louco

Falando em coisas na cabeça, o alcatéia.com está comemorando o mês do cachorro doido. Eu achei um bom representante neste neném aqui:

Eu achei que havia acontecido uma coisa muito séria com ele para o chorinho ser tão sentido, mas esse gostoso está cantando.